terça-feira, 10 de novembro de 2009

Currais Novos recebe o novo Presidente da República: Washington Luiz (1926)


Washingon Luiz (Presidente do Brasil)

Em março de 1926, o senador paulista Washington Luiz era eleito Presidente da República, substituiria Arthur Bernardes. Como fizera Affonso Penna em 1906, Washington Luiz montou uma grande comitiva e saiu pelos estados do Norte do Brasil (hoje Nordeste) para conhecer in loco as tão clamadas dificuldades da região.
De Fortaleza, a comitiva parte para Souza/PB, adentram os sertões do Rio Grande do Norte e pernoitam na cidade de Caicó (06/08), onde foram prestadas condignas homenagens ao novo estadista.

No dia 07/08, a comitiva segue viagem pela Estrada de Automóveis do Seridó, visitando no seu percurso a povoação de Cruzeta, as instalações do açude Gargalheiras (em construção) e as cidades de Acari, Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e Natal.

A passagem de Washington Luiz em Currais Novos é registrada nas páginas do jornal O Porvir, no dia 3 de setembro de 1926:

WASHINGTON LUIZ
Passou por esta cidade, no dia 7 do mez p. passado, o Dr. Washington Luiz, futuro presidente da República, o qual viajava em excursão pelos Estados do Norte do Brasil.
Dr. Washington Luiz vinha acompanhado de uma illustre comitiva, da qual faziam parte o Sr. Dr. José Augusto, governador do Estado, e altas personagens.
Foram hopdados em casa do major Aproniano Pereira, onde grande massa popular aguradava a chegada da comitiva.
S. Exciª. foi recebido com uma estrondosa salva de palmas, tendo o Dr. Tristão de Barros feito um eloquente discurso de saudação, no qual enalteceu muito as qualidades do Dr. Washington Luiz, sendo muito applaudido.
Os excursionistas demoraram-se aqui nunca menos de meia hora, seguindo as 12 1/2 para S. Cruz, tendo deixado magnifica impressão a viita do emerito republico.

O "Porvir" saúda effusivamente o grande brasileiro.


Tristão Barros
Já, o jornal A Republica publica em 11 de agosto de 1926 o discurso do farmacêutico Tristão Barros em homenagem ao presidente eleito do Brasil:

SENADOR WASHINGTON LUÍS

Currais Novos

Saudação do dr. Tristão Barros, em nome do governo municipal
ao futuro Presidente da República


Exmo. Sr. Dr. Washington Luís.
Exmo. Sr. Dr. Governador do Estado.
Exmas. Sras. e meus Srs.:

Quando vamos assistir a um grande concerto, a nossa maior preocupação, a nossa curiosidade e interesse estão voltados para o valor do artista. Ninguém perturba nem quer saber se o instrumento é bom, admira-se a capacidade daquele que faz vibrar as suas cordas.

Srs.:

Neste concerto que ora assistimos, neste grande concerto de entusiasmo, de orgulho e de amor, Currais Novos é o artista. O instrumento é o seu rústico porta-voz, sem interprete humilde e pequenino.

Exmº. Sr. Dr. Washington Luís – estrela fulgurante que aparecestes no horizonte do Brasil querido, sol de luz fecunda e bendita, luz que dignifica e imortaliza um povo, dignai-vos de receber os cumprimentos sinceros e respeituoso dos filhos de Currais Novos. Não importa que seja muito simples a nossa festa; sem música, sem riqueza, sem fantasia, uma vez que dentro dos nossos corações ela é grande, é nobre, é rica demais! Currais Novos, nesga longínqua de sertões nordestinos; pedaço querido da terra de Miguelinho! Partícula pequena neste Brasil imenso – Currais Novos exulta hoje de entusiasmo e grandeza, rendendo-vos preitos de amor e veneração, vós que sois o mais sólido esteio das esperanças do nosso Brasil.

Senhores:

Washington Luís é o nome que se pronuncia hoje no Brasil inteiro, das grandes capitais aos sertões mais desertos, com maior entusiasmo, como maior respeito, como maior carinho.

Dizer Washington Luís, meus senhores, é dizer instrução, é dizer vida, é dizer amor, é dizer grandeza!

Empreendendo uma excursão como esta que vem fazendo o ilustre filho da pátria brasileira, o futuro presidente da República, fazendo crer, a nós filhos do nordeste, que não vem longe os nossos dias plenos de felicidade.

Nordeste esquecido e sofredor, eu hoje me congratulo convosco! O vosso futuro é todo de esperanças eis vossos dias de amanhã tem o verdor das vossas florestas!
Filhos do Norte, irmãos queridos, o pavilhão auriverde que tremula ao sopro da brisa do Sul é o mesmo pavilhão que tremula ao sopro da brisa do Norte!

O patriotismo que faz vibrar o coração dos filhos do Sul é o mesmo sentimento de amor ao torrão querido, sentimento que impulsiona os corações dos filhos destas plagas dignas de melhor sorte.
Filhos do Nordeste, irmãos queridos, volvamos as nossas esperanças para o Exmo. Sr. Dr. Washington Luís e confiemos em suas mãos o nosso futuro.

Foi dos lábios de S. Excª.m meus senhores, que brotaram as palavras que se seguem:

“Tenho um desejo profundo de conhecer o norte de meu país, por isso hei de ir até Manaus. Não deixarei de visitar todas essas extensas regiões que admiro e quero, pelo trabalho e luta constante dos seus habitantes e pelo muito de grande e de nobre que o seu esforço já deu e está dando ao Brasil”.

Exmo. Sr. Dr. Washington Luís, sede, portanto, o depositário das esperanças todas do nordeste inteiro.

Tenho dito.

Fonte: Jornal A Republica, Natal, 11 ago. 1926, p. 3
Jornal O Porvir, Currais Novos, 3 set 1926


Um comentário:

  1. titanium nitride - TiM T3 Stainless Steel - Titanium Art
    Titanium nitride. Stainless Steel. columbia titanium All Stainless Steel is made with price of titanium the finest titanium steel in the world. All stainless 2018 ford fusion energi titanium steel is in resin and therefore titaum made to  Rating: 4.5 · ford titanium ‎12 reviews

    ResponderExcluir