domingo, 28 de junho de 2009

Festa de Sant´Ana (1906)


Zon-o-phone de Edison

As cidades e as vilas, em seu conjunto, se tornavam um palco de sociabilidades numa época em que as grandes distâncias separavam a população e os transportes eram pouco abundantes. Somado a isto, face aos poucos recursos de uma parcela considerável da população, as festas eram, possivelmente, as únicas oportunidades de descanso, prazeres e alegrias, confraternização e divertimento. (JURKEVICS, 2005, p. 74)


Os festejos da padroeira em Currais Novos, no ano de 1906, além das festividades religiosas, apresentaram diversas atrações "mundanas":

Também, contou o evento com a participação do "GRAPHONPHONE" (sic)de Manoel Gaudêncio (Jardim do Seridó); e, de um bem montado "COSMORAMA", dos srs. Nicolau Coelho Lisboa e Patrício da Silva, que se achavam instalados no Paço Municipal.
[Cosmorama - eram certos tipos de aparelhos, que serviam para ampliar panoramas ou fotografias com vistas de cidades]. (http://www.fotoplus.com/dph/info15/i-manu.htm)
________
JURKEVICS, Vera Irene. Festas religiosas: a materialidade da fé. In: História: questões & debates. Curitiba: Editora UFPR, 2005. [#43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário