A cidade é o objeto de múltiplos discursos e olhares, que não se hierarquizam, mas que se justapõem, compõem ou se contradizem, sem, por isso, serem uns mais verdadeiros que os outros" (PESAVENTO, 2002, p. 9)
"Caixeiro viajante de uma das principaes casas da praça de Pernambuco, lembrei-me, ao pisar o solo pedregoso e quente do legendário Siridó, de tomar, em minha carteira a viagem, notas a lapis das impressões da viagem e dal-as á publicidade. São ellas que se seguem".
Curraes-Novos:
Foi o ponto do Siridó onde primeiro cheguei. É uma Villa aprasivel edificada sobre uma meia collina a margem do rio Maxinaré.
Bella matriz, importante casa da Intendencia em conclusão, e um Mercado, se tal nome se pode dar a duas alas de mal edificados quartos a inutilizar o alinhamento de uma de suas principaes ruas, são os seus mais importantes edificios.
Para o septentrião avista-se como uma muralha azul, a tradiccional serra de Sant´Anna - bella e magestosa a enlevar a vista.
Falla-se muito em progresso, (e por signal tem um jornal "O Progresso"), mas parece que o progresso é mais fallado do que executado.
Muito ciosos das antigas tradicções orgulhão-se demais de descender do Capitão-Mor Galvão, o fundador da Villa e matriz.
O Chefe local, Coronel José Bezerra, é idolatrado pelo seu povo, que não move uma palha sem ouvil-o.
De opposição só se encontra a semente e essa mesma torrada; não germina.
Muito negócio, muito dinheiro, muita novidade n´"A Realidade" do Manoel Aleixo e dois jornais periodicos "A Voz Potyguar" e o "Progresso", eis tudo o que de mais importante encontrei.
Fui hospede de Luiz Brandão que é desses que chama a quem passa para dar café com queijo e, depois de dois dias, segui para FLORES...
Fonte: Jornal A VOZ POTYGUAR, 09/12/1906, ano II, nº 102, p. 1-2.
Cyrano Gil continua seu desiderato de cronista descrevendo suas impressões sobre as cidades deFlores (atual Florânia), Acari, Jardim do Seridó e Caicó; infelizmente, não dispomos do texto obre a cidade de Caicó, devido o acervo das edições do jornal A Voz Potyguar não está completa.
______________________________________
Bibliografia: PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano - Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário