quarta-feira, 8 de julho de 2009

Carta patente do posto de Capitão-mor do Regimento de Ordenanças da Vila Nova do Príncipe de Cipriano Lopes Galvão (1789)

Dom Thomaz Joze de Mello do Con.co. de Sua Mag.de. F.ma. Cavalleiro da Sagrada Religiao de Malta Cor.el. do mar da Armada Real, G.or. e Cap.m. General do Pern.co, Par.a e mais Cap.nias. aneixas &.

Fasso saber aos q.e. esta Carta Patente virem q.e. havendo respeito a Cipriano Lopes Galvao ser pessoa nobre abastada de bens, e me haver sido proposto pellos Off.aes. da Camara da Nova V.a. do Principe com a assistencia do D.or. Corregedor da Com.ca. p.a. exercer o posto de Cap.m. mor das Ordenanças, novam.te. creado no edital, e p.r. esperar delle q.e. nas obrigaçoens do dito posto se haverá muito como deve a boa confiança q.e. faço de sua pessoa: Hey por bem na conform.de. da Carta Regia de 22 de M.ço. de 1766, nomear com p.r. esta nomeyo ao d° Cipriano Lopes Galvam no posto de Capm. mor das Ordenanças da nova Villa do Principe, novam.te. creado na d.a. Villa com o qual posto não haverá soldo algum mas gozará de todas as honras, graças, franquezas, liberdades, privilegios e izenções de q.e. gozão os Coroneis das tropas pagas na forma q.e. determina a d.a. Carta Regia, não obstante o Decreto de 1706 que o contrario dispoem. Pelo q.e. o hey prometido (...) do d° posto, e lhe ordeno q.e. perante mim venha prestar o juram.to. do preito, e omenagem delle, de que apresentara o atestado ao Secretr° do Gov° nas costas desta, e aos officiaes e sold.os., seus subordinados q.e. lhe obedeçam e cumprao as suas ordens relativas ao Real Serviço. Em firmeza do que lhe m.dei. passar a prez.e. por mim assignada e sellada com o signete de m.as. Armas, q.e. se registrara na Secrtra. deste Gov°, Vedoria do Rio Grande e Camara da d.a. V.a. onde se assentara praça na forma do estillo, e mais partes a q.e. tocar. Dada no R.e. de Pern.co. aos 14 dias de Agosto. Mel. Barboza Garcia Off.al. Mayor da Secretra. do Gov° a fez. Anno do nascim.to. de 1789. D. Ant° Pio de Lucena e Castro Secretr° do Govº. a fez escrever = D. Thomaz Joze de Mello = Lugar do sello -
Carta patente p.la. q.al. V. Exa. ha por bem nomear a Cipriano Lopes Galvao no posto de Cap.am. mor das Ordenanças da Nova V.a. do Principe novam.te. creado pellos respeitos nella declarados, p.a. V. Exa. ver = Reg° a pg. 183 do L° 28 de Regtos. de Patentes do Gov° qe. serve nesta Secretra. de Pernco. Recife 14 de Agto. de 1789 = D. Ant° Pio de Lucena e Castro = Sendo no Palacio deste Gov° nas maos do Ill.mo. e Ex.o. S.nr. D. Thomas Joze de Mello, Govor. e Cap.m. Gen.al. destas Cap.nia. presta o preito e homenagem do estilo o nomeado nesta patente Cipriano Lopes Galvam. R.e. 24 de 8bP de 1789 = D. Ant° Pio de Lucena e Castro = Registre-se em comp.te. foi confer.do. se declara na vedoria, Cid.e. do Natal 28 de 9b.ro. de 1789 = Ant° Carneiro de Albuquerque Godim.
Fonte: Fundo Arquivístico do Instituto Histórico do Rio Grande do Norte, pasta nº 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário