terça-feira, 7 de julho de 2009

Currais Novos, por Milliet de Saint-Adolphe (1845)


Em 1845, é publicado no Brasil o DICCIONARIO GEOGRAPHICO, HISTORICO E DESCRIPTIVO DO IMPERIO DO BRAZIL, escrito por J. C. R. Milliet de Saint-Adolphe. Em suas páginas iniciais informava que continha

"a origem e historia de cada provincia, cidade, villa e aldeia; sua população, commercio, industria, agricultura e productos mineralogicos; nome e descripção de seus rios, lagôas, serras e montes; estabelcimentos litterarios, navegação, e o mais que lhes é relativo"

Coligida em vinte seis anos de residência e longas peregrinações do autor por diversas províncias do Império do Brasil. O dicionário publicado fora trasladado do manuscrito original em francês pelo dr. Caetano Lopes de Moura e publicado pelo editor francês J. P. AILLAUD.

A povoação de Curraes-Novos em 1845 recebeu a seguintes descrições:

CURRAES-NOVOS. povoação da provincia do Rio-Grande-do-Norte. pertenceo primeiramente ao disctricto de Villanova-do-Principe, mas tendo uma lei provincial creado a villa d´Acari, a annexou a este novo districto. outra lei provincial de 14 d´Outubro de 1839 creou nesta povoação uma escola de primeiras lettras. sua igreja é da invocação de Santa Anna, e seu habitantes cultivadores e criadores de gado. (Diccionario, 1845, p. 320)

__________
BIBLIOGRAFIA: Diccionario Geographico, Historico e descriptivo do Império do Brazil. Paris: Em Casa de J. P. Aillaud, Editor, v. 1, 1845.

Nenhum comentário:

Postar um comentário