sábado, 7 de novembro de 2009

MUSEU DO MINERADOR: uma idea ou a quem interessar possa



Este espaço não é destinado as coisas do cotidiano, tampouco requerer "isso" ou "aquilo" aos poderes constituídos.
Nosso intento é "recuperar", "reconstituir", "resgatar", ou, toda sorte de sinonímia que o leitor queira utilizar.
Buscamos, sim, Senhor leitor, preservar o patrimônio, as memórias, as práticas e fazeres, difundir os acervos materiais e memorialísticos, com uma finalidade histórica e uma função socioeducativa.
Nesse mesmo diapasão, Currais Novos recebeu diversos títulos: "a capital da xelita", a "maior jazida de xelita do Brasil", etc... canta-se aqui a importância das minerações para o desenvolvimento da cidade, outrora: "Princesa do Seridó".
Como protagonista da mineração de xelita em Currais Novos, rendem-se loas e graças ao des. Tomás Salustino - de fato, inolvidável benemérito curraisnovense.
No entanto, estamos perdendo cotidianamente as memórias daqueles que participaram ativamente de todo esse processo - OS MINERADORES.
Aqueles precursores da primitiva mineração manual estão definhando, subjulgados pelo "alzheimer", pelo descaso, pela própria condição humana.
Dos bateadores aos mineradores que utilizavam às noveis técnicas industriais, todos eles, sem exceção, estão definhando fisicamente, e, com eles, as memórias e vivências de um labor adusto - a MINERAÇÃO.
É nossa obrigação, enquanto comunidade, tentar edificar e organizar o MUSEU DO MINERADOR - um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo.
_________________

Fotografia: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=5782968410659695608

Um comentário:

  1. É verdade Willian! Precisamos observar outras figuras importantes da Mineração Curraisnovense!
    Aqueles que participaram de todo o processo da mineração e tem muita história para contar. Os discursos deles tem o mesmo valor que as fotografias e o demais registros dessa importante atividade econômica!

    Parabéns pelo Blog! Ressalta aspectos substancias sobre Currais Novos e fatos que não estão nos livros, mas que são deveras importantes!

    Um abraço

    Mayara Pinheiro

    ResponderExcluir