terça-feira, 3 de novembro de 2009

SÉRIE MEMÓRIA URBANA: Casa do Mercado (1876)

Este documento faz parte do Arquivo Municipal de Acari, e está registrado no Livro de Registros de Nottas e Officios da Villa do Acary (1839-1902).
A Casa do Mercado foi construída nos limites da então povoação do Curraes-Novos.

Offº ao Gor

em 13 de

Julho

De 1876

Vª do Acary 13 de Julho de 1876

Illmo e Exmo Sr

A Camara Mal da Vª do Acary tem a honra de levar ao conhecimto de V. Exª a segte deliberação pr ella tomada em sessão de hoje. O Tenente José Joaquim de Olivrª é Sr e possuidor de um predio na sede da Povoação de Curraes Novos deste Municipio; este edificio, embora particular, tem, com tudo o titulo de Casa do Mercado = pr q. é nelle que funciona a gre feira, qe á no lugar, tendo para esse fim a necessaria capacide, o seu proprietario, pr qe habita no termo de Canguaretama, não lhe convindo ms possuilo, vem hoje offerece-lo a esta Camara digo a esta Municipalidade pla qta de um conto de reis a pagamto em prestações provenientes do rendimto da mencionada casa, como V. Exª milhor conhecerá de sua petição inclusa pr copia; e como esta Camara considera uma tal compra pª o futuro de gre vantagem; visto como, com o engradecimento daquelle lugar as feiras tomão incontestavelmte maior influencia e incremto, e por consequencia mais cressidos serão os lucros, qe pode a Camara auferir, vimos pedir a V. Exª o necessario consetimto, pª poder esta Camara realizar legalmte a referida compra, qe entende não poder effectuar sem licensa dessa administração, antes da reunião d´Assembléa Provincial. Ds Ge a V. Exª.

Illmo e Exmo Sr Dor Antº dos Passos Miranda

M. D. Pre da Provincia

Mel Mª do Nascimtº Sª Vice Pre = Bernardino Pires de Albuquerque Gam = Targino Gomes Pra = Antonio Thomás Gomes da Sª = André Corsino de Medros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário