sábado, 16 de janeiro de 2010

Vamos à festa: Companhia Sansony e Cinema Potyguar (1913)




Para a historiadora Emanuela Ribeiro, “a maior parte das oportunidades de lazer que a população tinha acesso, possuía motivação religiosa” (2000, p. 78).

Partindo dessa assertiva e consubstanciados nas coleções de antigos impressos, podemos deduzir que por ocasião destas festas religiosas, notadamente, as de padroeiros(as), nas pequenas cidades e vilas, a população se mobilizava para organizar os festejos e suprir as necessidades do crescente afluxo de pessoas.

Para dar suporte às demandas de consumo, embora efêmera, convergiam para esses pequenos centros urbanos, toda sorte de artífices, artistas, ambulantes, etc.

Assim, em junho de 1913, o jornal O Batel, nas vésperas de mais um festa de Sant´Ana, propagandeava em suas páginas mais um leque de "diversões" para o período festivo.

Vejamos, o teatro:

"COMPANHIA SANSONI"

Amanhã á noite estreará os seus trabalhos aqui, esta bôa Companhia, que compõe-se de 22 pessoas, sendo 13 artistas que com perfeição executam os trabalhos concernentes a sua arte, e que, desde já, compromettem-se a agradar ao público geralmente, dispondo, para isto, de variadíssimo repertorio.

Todos ao espetaculo da manhã, a nova avenida!!
O cinema:
"CINEMA POTYGUAR

Estreará amanhã!

Este importante Cinema possue um grande e variado repertorio de fitas, notando-se, entre outras, a fita sacra - PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CHRISTO - a qual será a pimeira d´amanhã.

TODOS A ELLE!
O artista:

Francisco J. das Chagas, faz sciente a todos os noitarios desta festa que executa com presteza toda e qualquer peça que seja confiada; estando, portanto, às ordens de todos. 19-7-1913

Bibliografia:

Jornal O Batel, Currais Novos/RN, 13 e 18 jul. 1913.

RIBEIRO, E. S.. O poder dos Leigos: Irmandades Religiosas em São Luís no Século XIX. UFMA. Monografia conclusão Curso de História. São Luís, 2000 (Monografia de Conclusão de Curso).

Um comentário:

  1. Seu texto flui como uma leve brisa que se transmuta sem obstáculos. Fico muito satisfeita em ler seus posts e conhecer um pouco mais da minha querida Currais Novos. Parabéns Willian! Meu GRANDE Figura!

    ResponderExcluir