terça-feira, 30 de junho de 2009

Currais Novos, por Ulysses Telemaco - I

Ulysses Telemaco

Em 1892, Ulysses Telemaco servia de Secretario da Intendência da Villa de Curraes-Novos, e a pedido do Sr. Alfredo de Moreira Pinto*, respondeu um questionário que tinha por finalidade angariar informações para a publicação do "Diccionario Geographico do Brazil". Em seu título XXII, Ulysses faz uma breve descrição dos aspectos históricos da recém criada vila.

Diz a tradicção que era uma fasenda de criar denominada dos Curraes-novos, pertencente ao Capitão-mor Cypriano Lopes Galvão. Mais tarde o mesmo capitão constituio um povoado e erigio uma capella dedicada a Nossa Senhora Sant´Anna, e foi tal o seo incremento que no anno de mil oito centos, noventa e dois, elevado a cathegoria de Villa, com a denominação de Villa do Curraes-Novos, e por ley provincial numero oitocentos e noventa e trez de vinte de Fevereiro de mil, oito centos, oitenta e quatro, disligada da Parochia do Acary, a que então pertencia e elevada a cathegoria de Freguezia com a denominação de freguezia de Sant´Anna de Curraes-Novos.

Fonte: Livro de Expediente Municipal da Villa de Curraes-Novos (1891-1896), p. 21v.

Nossas pesquisas apontam que este relato seria uma das primeiras descrições históricas da Cidade de Currais Novos. Já, o Diccionario Geographico do Brasil foi publicado em 1899, pela Imprensa Nacional, em três volumes.
________
[*] Lente Jubilado da Escola Militar da Capital Federal e Bibliotecário da Bibliotheca Municipal.

Um comentário:

  1. Gostei do novo layout,mas não vejo nenhum problema o fundo ser preto, pois dá mais destaque as fotografias.

    ResponderExcluir