sábado, 24 de outubro de 2009

Anglo Mexican Petroleum Co. Ltd. em Currais Novos (1930)

Recebo, com prazer imeio do amigo e historiador Volney liberato, acerca da postagem do dia 2 de julho - Fúria sobre quatro rodas. Com a propriedade de sempre, Volney tece comentários sobre a foto publicada naquele post.

Diz mais Volney? - "Nessa foto, do início do século XX, rodeada de muitas pessoas e de um automóvel, existia a referida bomba, onde em seu topo estava chantada uma redoma, tendo em seu centro uma suástica, com o dístico “Energina”.

Diante do exposto, façamos as seguintes ponderações:

1. Aquele símbolo que tem elementos da famosa suástica, é a logomarca da Anglo Mexican Petroleum Products Co. - empresa criada pelas petrolíferas Royal Dutch e a Shell.

2. É notória a diferença entre os símbolos, como podemos ver nesses exemplos acima.

3. A Anglo Mexican Pretroleum foi criada em 1913, portanto, sete anos antes do poeta alemão Guido von List, propor a "suástica solar" como emblema principal do Partido Nacional-Socialista alemão criado em 1920.


4. Então, não podemos inferir à logomarca da Energina o título simbólico do nazismo.

5. A Anglo Mexican Petroleum Co. era distribuidora da gasolina Aurora e do quereosene Energina.


No mais, este espaço de diálogos históricos está abertos aos amigos, curiosos e estudiosos da História de Currais Novos. Para quaisquer sugestões de matérias, estamos atentos e prontos para postarmos. Contato? w_pinheiro@hotmail.com.

Fonte:

RIBEIRO, Maria Alice Rosa. O mercado de trabalho na cidade de São Paulo nos anos vinte. In: História econômica da Primeira República: coletânea de textos apresentada no I Congresso Brasileiro de História Econômica (Campus da USP, setembro de 1993), Volume 3.

NOZOE, Nelson Hideiki. São Paulo: Economia Cafeeira e Urbanização. Estudo da Estrutura Tributária e das Atividades Econômicas Na Capital Paulista (1889-1933). SÃO PAULO: IPE/USP, 1984. v. 1. 243 p.

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_285896.shtml

http://joseleal-nossaterra.blogspot.com/2008/02/comrcio-e-indstria.html

Um comentário: